Me siga!

11.3.16

Fotografia de bolso #2 - Selfies e filtros no VSCOcam

Câmera traseira do iPhone 6S.
Filtro: C9 (VSCOcam)
Ajuste: Exposição + 2

Uma grande alegria para a nação foi quando começaram a lançar os celulares com câmeras frontais. A solução perfeita para os tímidos, que odeiam ter que parar um desconhecido na rua e pedir: "oi, tira uma foto pra mim, por favor?". E se não ficasse boa, a tortura que era pedir outra?

Sem dúvidas a câmera frontal é uma mão na roda, também, na hora de conferir se o batom não está saindo, se o cabelo está arrumado ou se não tem nada grudado no seu dente depois daquele fast food correndo no horário de almoço. Nada substitui um bom espelhinho, mas se você é como eu –uma pessoa nada prevenida, você nunca terá um desses na bolsa.

Viva a câmera frontal!

Mas se o seu objetivo com ela for um pouco mais do que apenas fotografar para registro de algum momento ou dar aquela checada na aparência, ou seja, se você quer uma qualidade maior e uma foto mais elaborada, infelizmente a câmera frontal não vai te atender em todas as horas.

Em comparação a câmera da frente, a câmera frontal perde MUITO em qualidade, independente do celular. E nem sempre a nossa selfie fica como a gente quer. Mas tudo bem. Nada como uma boa iluminação e um bom filtro do VSCOcam para dar uma melhorada. E, no pior dos casos, um espelhão na sua frente para você conseguir se ver na foto usando a câmera traseira.

Abaixo, algumas das selfies que eu fiz com as câmeras do meu celular.


1- Câmera traseira; filtro C9 (sem ajustes); estava usando a câmera traseira mas tinha um espelho na minha frente. Eu conseguia ver como a foto estava ficando pelo reflexo.

2- Câmera frontal; filtro C9 + ajustes (contraste -2; temperatura +1). Para tirar esta foto mais distante eu usei o "pau de selfie". Sim, eu tenho um, hehe.

3- Câmera frontal; filtro X1 (sem ajustes); Nessa foto eu estava em um ambiente totalmente escuro e eu coloquei a lanterna de outro celular para fazer o jogo de luz e sombra 

4- Câmera frontal; filtro C9 (sem ajustes). DICA: O fone de ouvido do iPhone serve, também para disparar fotos da câmera. É só apertar o botão de "atender". Foi isso o que eu fiz nessa foto.


5- Câmera frontal; filtro C9 (sem ajustes)

6- Câmera frontal; filtro C6 –mudei o número, pelo menos HAHA– sem ajustes

7- Câmera frontal; filtro C6 (sem ajustes)

8- Câmera frontal; filtro E3 + ajustes (temperatura -1)

Em todas as fotos eu estava em algum lugar com bastante iluminação natural, com exceção das fotos número 3 e número 5 que usei iluminação artificial.


Como perceberam, sou uma usuária assídua do pack C do aplicativo VSCOcam. Antigamente adorava o pack F, alguma hora eu vou enjoar e escolher outro. 

Há duas semanas atrás eu fiz um vídeo colaborativo com a Letícia Sally sobre as nossas câmeras  do celular. Falamos sobre as configurações de vídeo e dei algumas dicas para conseguir bons resultados. Eu falei sobre o meu celular, o iPhone 6S e a Sally falou sobre o dela, Samsung Galaxy S6.



Anotaram as dicas? 
  • Lugares bem iluminados SEMPRE são a melhor opção para uma foto e vídeo de qualidade;
  • Você pode brincar com lanternas e fazer jogos de luz e sombra. Veja esse look lindo da Suelen Lima do blog Rosto de Neve, uma ótima inspiração;
  • Use o botão do fone de ouvido para disparar a câmera (não sei se funciona em todos os smartphones, faça o teste);
  • Mexa nos ajustes da foto mesmo depois de aplicar os filtros. Os ajustes que eu mais uso são: claridade/brilho, temperatura e contraste.
Espero que tenham gostado do post e das dicas. Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários para eu responder! Ah, não se esqueça de se inscrever lá no canal. Os vídeos que eu tenho feito estão bem legais –mas eu sou suspeita para falar. Assista e me conte! hehe.

Beijos!


Me acompanhe também nas redes sociais:
Se inscreva aqui no canal


Postar um comentário