Me siga!

30.9.14

Como se concentrar e ser mais produtivo


Conforme a gente vai se tornando "gente grande", parece que o tempo vai diminuindo. É difícil conseguir se concentrar em determinada tarefa quando estamos com a mente cheia de problemas e, ao mesmo tempo, preocupados com tantos afazeres.

Para completar, ainda temos várias distrações. Bicho de estimação pedindo carinho, telefone que toca, alguém que chama, celular que apita toda hora com mensagem daquele grupo de 60 pessoas no whatsapp... Agora me diz: Quem é que consegue terminar alguma tarefa com TANTA coisa acontecendo em volta?

Este post, mais do que para vocês, ele serve para mim. Me distrair é mais fácil que respirar e eu não estou exagerando.
Eu sou bagunceira, adoro bater um papo e procrastinar é o que eu sei fazer de melhor.

Mas um dia eu parei e pensei: Não! Eu preciso mudar isso. Preciso encontrar técnicas que me ajudem a render mais e a terminar de fazer as minhas coisas mais rápido para que eu possa aproveitar o restante do dia fazendo aquilo que me dá prazer.

Se funciona pra mim, bem... eu acho que pode funcionar para qualquer um!



  • Se organize!
Ter uma agenda é muito importante nessas horas. Nela você pode fazer uma lista de tarefas diárias e semanais. Se você tem a memória muito ruim, assim como eu, ela vai ser a sua melhor opção para lembrar dos compromissos.

É muito importante dar uma revisada pelo menos uma vez por dia e carregar para todo lugar.  Caso esteja sem ela, anote no seu celular com um lembrete, para se lembrar de anotar as coisas nela depois. 

Outra cosia muito importante é: se você precisa trabalhar com a sua criatividade, sempre anote as suas ideias. A memória falha. O que está no papel não se perde.

  • Decida o que é mais importante
Agora que você já tem todos os seus compromissos anotados, decida quais são as prioridades. Tem um trabalho da escola/faculdade super importante para fazer? Coloque em primeiro lugar.

Na minha agenda eu costumo usar uma cor de post-it para cada tipo de tarefa e colocar uma pontinha para fora, para chamar a minha atenção e ir direto ao ponto. Depois de feito, eu tiro. Funciona, viu?!

  • Desative todas as notificações do celular
Desligue o wi-fi, feche o whatsapp, coloque no silencioso, no modo avião se for preciso. Se você escuta o barulhinho de nova mensagem, já era. Você vai ficar curioso, querer olhar, começar a conversar e se distrair. Sabe-se lá quando vai voltar a se concentrar na sua tarefa.

  • Tenha foco e evite distrações
Quando o facebook está aberto, é uma distração atrás da outra. Sei disso porque já perdi horas rolando o feed de notícias. Até as coisas mais irrelevantes se tornam "interessantes" (só que não). 

Vídeos de gatinho que você acha fofo e vai querer ver até o final, vídeos de revolta que você vai se revoltar junto e sempre tem aquele post você precisa dar a sua opinião rapidinho. Aí você fica recebendo as notificações de respostas depois da sua e, consequentemente, nunca sai de lá. 
Afinal, você quer acompanhar toda a repercussão em tempo real.
O mesmo vale para TV ou pessoas que te chamam. Saiba dizer não.

Depois de perder tempo nessas coisinhas que insistem em me prender, vem um sentimentozinho de culpa. Penso em tudo o que poderia ter feito enquanto estava ali, me distraindo.

  • Técnica de Pomodoro
Já ouviu falar? É uma ideia bem eficiente para quem não consegue ficar muito tempo preso em algo e precisa de uma pausa vez ou outra.
Resumindo: é um método de gerenciamento de tempo, onde você usa um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, chamados "pomodoros".
A técnica se baseia na ideia que pausas frequentes podem aumentar a sua agilidade mental.
Funciona assim:
  1. Escolha a tarefa a ser executada (um trabalho, um post para o blog, seja o que for)
  2. Coloque o alarme para tocar em 25 minutos e trabalhe nessa tarefa até ele tocar
  3. A cada fim de tempo, faça uma curta pausa (entre 3 e 5 minutos). Para beber água, ir ao banheiro, fazer carinho no seu bichinho...
  4. A cada quatro "pomodoros" faça uma pausa mais longa (25 a 30 minutos). Aí sim converse, abra o facebook, faça outras coisas para se distrair.
Clique aqui para saber mais sobre a técnica

  • Uma tarefa de cada vez
Eu sou do tipo de pessoa que começa a fazer zilhões de coisas ao mesmo tempo. Raramente termino tudo.
Aprendi que, por mais que eu tenha muitas tarefas para fazer, uma tarefa acaba me distraindo da outra, e isso prejudica muito no rendimento.

Por incrível que pareça, fazer uma coisa de cada vez acaba sendo mais rápido e as chances de você ir à loucura são muito menores, vai por mim!

  • Seja flexível
Se a sua tarefa exige inspiração, não se torture obrigando a si mesmo terminá-la no mesmo instante. Inspiração não se busca, ela aparece nos momentos mais inesperados.

As vezes passo boa parte da madrugada pensando que eu PRECISO MUITO FAZER UM POST PRO BLOG AGORA!!! -com todo o poder do caps lock porque eu fico desesperada mesmo, gente!- e muitas dessas vezes eu estou com a cabeça cheia e bem cansada. Tanto fisicamente quanto mentalmente.
Deito, descanso e no dia seguinte acordo bem melhor, e com ideias fresquinhas.

É muito importante definir metas e prazos. Saber o que é importante não deixar para depois.
Mas as vezes a nossa mente pede um tempinho.


Por último e não menos importante: Cuide muito bem da sua saúde física e mental. Pratique exercícios, se alimente corretamente e tenha boas noites de sono. Tenha paciência, persistência e procure meios de estar sempre com bom-humor.

Quando você está bem consigo mesmo(a), tudo funciona melhor.

---

Espero que tenham gostado das minhas dicas. Se você também tem alguma para dar, algo que funcione melhor com você, deixe nos comentários. Essas coisas nunca são demais, e eu vou adorar tentar!

Beijos!


Me acompanhe também nas redes sociais:

Postar um comentário