Me siga!

8.5.14

10 coisas para fazer em Petrópolis


Começando com a série de posts do Conhecendo Petrópolis, decidi trazer uma lista de 10 coisas que você precisa fazer se mora aqui ou pretende vir passear.

Pegue o caderninho e a caneta (ou prepare o bloco de notas do seu celular) e vamos lá!

1- Compre um guarda-chuva
Petrópolis é uma cidade bem louca quando se trata do clima. Aqui, a gente é capaz de ter as 4 estações do ano em um dia só. Uma curiosidade é que aqui em Petrópolis chove mais de 200 dias no ano. Então, quando chegar aqui, compre um guarda-chuva, ou traga um, mas sempre deixe um com você. E não se preocupe, a cidade continua linda até nos dias mais nublados!

2- Visite pelo menos 3 pontos turísticos
A cidade é toda turística e existem vários passeios legais que você pode fazer. O mais comum deles é no Museu Imperial. Aliás, ele tem atrações semanais como o Sarau e o show Som & Luz que já é bastante conhecido! Mas também temos A Encantada que é a casa de Santos Dumont -uma das minhas favoritas-, o Palácio de Cristal, que apesar ficar vazio a maior parte do ano, é muito bonito, e também um museu recente e muito legal que é o Museu de Cera. Achei super divertido!
Outro ponto muito visitado é a Catedral de São Pedro de Alcântara. A Arquitetura é linda e lá estão alguns túmulos como o de D. Pedro II e da Princesa Isabel.


3- NÃO ande de charrete
Quem já veio pra cá, reparou que na frente do Museu Imperial ficam várias charretes e sempre oferecem passeios para os turistes pelo centro histórico. Mas gente, infelizmente a situação daqueles cavalos é deplorável. Tentamos fazer um abaixo assinado para acabar com aquilo ou, pelo menos, melhorar as condições. Mas até agora nada. Vamos torcer, né?! :(

4- Dê um passeio na Praça da Liberdade e relaxe na Praça D. Pedro
A Praça da Liberdade foi reformada recentemente e está ainda mais linda do que sempre foi. Eu gosto de passear lá aos domingos, quando ela está cheia de crianças, pipoqueiros, vendedores de picolé e de balões. Mas ela é deliciosa de passear em qualquer dia da semana. Para fotografar ou sentar na sombra de uma árvore.
A Praça D. Pedro fica cheia em qualquer parte do dia. Geralmente é um dos principais pontos de encontro ou então onde o pessoal fica para fazer a horinha de almoço do trabalho. É bem centralizada e fica debaixo da sombra de muitas árvores. Eu adoro passar o tempo por lá.

5- Faça um piquenique em algum parque/bosque
Os parques mais conhecidos aqui são o Cremerie e o de Itaipava, que recebe eventos anualmente. Apesar de serem afastados, são ótimos para quem quer passear de bicicleta (Itaipava) ou andar de pedainho (Cremerie). O legal é que em ambos você pode planejar um piquenique com os amigos.
Agora também temos o Parque do Ipiranga, que fica em frente a Casa dos 7 erros. Um espaço enorme para algumas atividades e também uma trilha para fazer caminhada.

6- Coma no Box do Baixinho
O Baixinho é o "podrão" mais famoso da cidade. Muita gente não gosta, diz que tem nojo, mas gente! Os hamburgueres de lá são de outro mundo! Eu, meu irmão e alguns amigos somos clientes fiéis. A ponto de chegar lá e pedir "o de sempre".
Ele fica aberto todas as noites em frente a Catedral de São Pedro de Alcântara e, se você pretende vir visitar a cidade qualquer dia desses e quiser passar por lá, me chame!
 Eu te desafio a "enfrentar" um big baixo (nome do hambúrguer mais... recheado... deles).

7- Conheça e compre na Rua Teresa
Existem 3 tipos de pessoas: as que conhecem Petrópolis pelo Museu Imperial, as que conhecem Petrópolis pela Rua Teresa e as que conhecem Petrópolis de verdade. O terceiro tipo é mais difícil de encontrar, mas enfim, a Rua Teresa é conhecida nacionalmente como o maior shopping a céu aberto. Muitos donos de lojas espalhados pelo Brasil vem pra cá só para comprar roupas no atacado e revender. Mas os preços para varejo também são bons.
Já me pediram para falar sobre as minhas lojas favoritas da rua aqui, então aguardem!

8- Vá ao Palácio Quintandinha (um ponto turístico à parte)
É o meu lugar favorito na cidade. O Palácio foi construido para ser o maior hotel cassino da América Latina. Até Walt Disney já esteve por lá. A Arquitetura, tanto por dentro quanto por fora, é de tirar o folego!
Atualmente o palácio (além de hotel), recebe alguns eventos como o Festival de Inverno, além de ter uma pista de boliche em funcionamento -que indico muito porque é bom, bonito e barato-.

9- Visite as feirinhas
As feirinhas mais conhecidas na cidade são a Feirinha Hippie que funciona de quinta à domingo na Praça dos Expedicionários, a feirinha de antiguidades aos domingos em frente a Câmara Municipal e também a Feirinha de Itaipava que funciona de sexta à domingo.
Gosto muito de todas elas! 

10- Aprecie a vista
Uma coisa eu não canso de dizer: Petrópolis é uma cidade linda! No sol, na chuva, em qualquer estação do ano, principalmente agora, no Outono. Se tem uma coisa que dá gosto de fazer aqui é sair para passear, mesmo sem saber ao certo para onde ir e como ir.






Foto por: Xycon

Então, quando vier, não esqueça a sua câmera, seu roteiro e essas dicas. Esse é só o início! Vou trazer muito mais detalhes da cidade aqui!

Espero que tenham gostado, comentem abaixo e fiquem a vontade para sugerir!
Beijos!

Me acompanhe também nas redes sociais:

Postar um comentário