13.10.13



Eu estava sentindo tanta falta de ter essa intimidade com a minha câmera! Aproveitei o feriado para treinar autorretratos, já que sempre tive muita dificuldade nisso, principalmente na hora do foco.
Não fiz nada tão diferente. Não brinquei com luzes, cores e movimentos, só pensei mesmo nas composições que eu queria e pronto. Gostei do resultado.

Eu gosto muito de fotos delicadas, com tons bem claros, iluminação bem distribuída e o mínimo possível de sombras. Chamamos isso de fotografia High Key. Mas isso vai do gosto de cada um.


Autorretrato não precisa ser necessáriamente do seu rosto mas sim algo que te represente. Uma parte do seu corpo ou até mesmo a sua sombra. 
O legal disso tudo é que você tem cem por cento do controle de toda a imagem e não precisa depender de ninguém para o resultado final. Uma ajuda é sempre bem-vinda, mas não há desculpas para não fazer sozinho.

Errei no foco mas adorei o resultado!

Tudo o que eu precisei para fazer essas fotos foi: 
-um apoio para a câmera (no meu caso foi o tripé. Mas quem não tem, pode usar uma mesa, estante, cadeira, pilha de livros...) 
Alguma coisa para ajeitar o foco.
A foto acima foi uma das primeiras e tentei acertar o foco na intuição mesmo. Depois eu usei o meu violão para ficar no meu lugar. Ajustei o foco, coloquei no temporizador, coloquei para disparar e fiquei no lugar do violão.

No início não ficou perfeito, mesmo eu usando o violão para achar o ponto de foco. Mas eu fui tentando e uma hora eu consegui. É muito difícil acertar de primeira, por isso fazer autorretrato pode ser um pouco chato e cansativo. Precisa ter paciência.

Vocês podem ajustar o foco no modo automático, mas não se esqueçam de passar para o manual depois. Assim, quando apertarem o botão de disparo, ele não vai perder o seu foco.


Quando postei a foto acima em um grupo do facebook que participo, muita gente me perguntou qual câmera eu usei. Essa pergunta é muito comum. Mas gente, o segredo para uma boa foto não é a câmera e sim a sua criatividade. Eu usei a minha Canon 60D com a lente 18-135. Mas o resultado seria o mesmo se eu tivesse usado qualquer outra câmera/lente que me permita fazer configurações no modo manual. E também sairia legal com uma compacta totalmente automática. Mas ela é bastante limitada e não permite fazer essa brincadeira com o foco.

 
Então é isso! As dicas que eu dou para quem quer fazer seu autorretrato são: 
-Pense em um cenário bem legal. Eu usei paredes de tijolos
-Use um apoio para a câmera
-Deixe um objeto onde você vai ficar para conseguir o foco perfeito
-Temporizador (ou controle para quem tem, é uma mão na roda!)
-Tente, tente e tente até conseguir o resultado desejado!

Gostaram das fotos e das dicas? Qualquer dúvida vocês podem deixar nos comentários que eu vou responder com o maior prazer! :D
x-x-x

Mudando de assunto, rapidinho: Sobre o enfeitar domingos. Pois é, hoje o Victor tem uma prova e é um daqueles finais de semana que a gente fica sem se ver. No domingo passado a gente fez uma receita até a metade, porque quando terminamos, acabamos comendo tudo sem fotografar e eu tive que sair correndo pra voltar para a minha cidade! Mas vamos fazer a receita de novo, sem deixar nenhum detalhe passar, juro juradinho!

Beijos, pessoal!


Me acompanhem também nas redes sociais:

Marcadores: , ,



comments powered by Disqus







a blogueira


Olá. Eu sou a Ana, tenho 20 anos e acabei de sair de Petrópolis (região serrana do Rio de Janeiro) para viver novas experiências na grande São Paulo. O Bolas de Meia é o meu cantinho onde compartilho um pouco do que sei, vejo, vivo e sinto. Para me conhecer melhor, clique na foto acima ou me encontre nas redes sociais abaixo.





facebook






categorias


instagram


link-me!
Bolas de Meia -
Bolas de Meia -


correio




publicidade

Choies-The latest street fashion
www.lalalilo.com
lalalilo.com
arquivos

















Bolas de Meia - 2011 ~ 2013 ©
Todas as postagens aqui contidas são de autoria da Ana Arantes, exceto quando apontado o contrário. As imagens utilizadas são fruto de reproduções, e se você teve seu conteúdo publicado aqui e deseja que seja retirado, entre em contato em contato@bolasdemeia.com.




Design e codificação por Júlia Duarte.



From scratch, with ♥
Powered by Blogger.
Ícones We ♥ Icon Fonts
Ilustrações: Malena Flores