Me siga!

17.6.13

Vem pra rua!

Desde que eu fiz a minha lista de 101 desejos em 1001 dias, está lá, item #21 - participar de uma manifestação. A minha hora chegou. Conseguem imaginar o meu desejo de estar lá? Em São Paulo, no Rio, aqui em Petrópolis mesmo (parece que vai acontecer uma no dia 21), em qualquer parte. Não só por estar. E também não é só por 20 centavos, não mais! É uma questão de orgulho. Porque finalmente estou presenciando um momento parecido com os que ouvi em aulas de história que aconteceram quando eu não era nascida ou era nova demais para me lembrar. É uma questão de querer me unir aos que estão se unindo por causas justas. E ainda bem que dessa vez não são poucos. Finalmente acordamos, estamos começando a perceber que quem está no poder somos nós. 

Não vou falar sobre a Dilma sendo vaiada, sobre copa, olimpíadas, governo ou onde nossos impostos estão sendo gastos, prefiro não entrar no lado político da coisa. Não sou a pessoa mais experiente para falar sobre isso. Mas quero e preciso falar o que mais me chamou atenção em tudo isso. 
O que me deixa triste é ver a polícia exercendo esse abuso de poder com tanta falta de preparo em manifestações populares. São autoridades que deveriam seguir uma conduta ética e agir conforme A LEI e não por emoção e raiva. São autoridades que deveriam servir ao povo, ajudar, proteger, e olha só o que está acontecendo. A repórter que foi atingida no olho por estar trabalhando, uma senhora que também foi atingida no rosto tentando desviar seu caminho da manifestação e chegar em segurança na sua casa, policiais destruindo a própria viatura... tudo isso pra quê? Para mostrar que estão totalmente despreparados? Para nos fazer sentir mais medo que segurança enquanto eles "trabalham"? 
Como dizem muitas imagens e vídeos por aí, não somos contra a polícia, sim contra o sistema.

Eu acho que não preciso colocar mais fotos ou falar tanta coisa. Basta estar conectado e as notícias, vídeos e afins estão aí para todo mundo ver. Só quero registrar aqui o meu desabafo e o meu desejo enorme de me juntar a estes que mostram insatisfação com a situação em que estamos vivendo. 
E eu vou.

Olhem que notícial legal: Sem confronto, PM mineira "Abre caminho" para manifestantes em BH. É assim que tem que ser! Todo mundo junto só pode dar certo. Obrigada pela dica, Tepe!

Pra finalizar, fiquem com esse vídeo que eu achei FANTÁSTICO (me lembrou o filme The Bang Bang Club/Repórteres de Guerra. Quem já viu?). Exelente trabalho. Fotos, vídeo, edição maravilhosa. Créditos no final.

9 comentários :

  1. Muito bom!

    Carol "metendo a boca no trombone"!

    :D

    ResponderExcluir
  2. Bem eu sou a favor de toda manifestação por ideais desde que elas sejam pacificas. Não podemos achar que todos os manifestantes que estavam la eram pessoas tranquilas, sempre tem aqueles que provocam a policia pra depois se fazerem de coitados, mas isso não tira a culpa da atitude lamentável (NA MINHA OPINIÃO) da PM, os últimos dias foram uma mistura de orgulho do povo e vergonha da policia. Por isso vale a pena ressaltar atitudes como a da coronel Cláudia, se continuasse assim teríamos um país melhor e não um campo de guerra!

    Bem desculpa Aninha por quase escrever um post nos seus comentários ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tepe, eu adoro comentários assim, então fique a vontade! Pois é, pelo que andei lendo, parece que no primeiro dia quem provocou foram os manifestantes... mas isso não justifica essa ira dos policiais. Acho que todos somos a favor de manifestações pacíficas mas infelizmente nem todos vão com o mesmo objetivo. Alguns vão para zuar... mas a grande maioria parece mesmo querer ver a mudança no nosso país... finalmente estamos saindo nas ruas para pedir pelo amor de Deus por essas mudanças!
      Beijos!

      Excluir
  3. Ahhh eu queria muito ir há esta manifestação, mas não moro aí, e provavelmente na minha cidade nem vai ter. Não vou dar minha opinião sobre os policiais, até agora não entendi a atitude deles, eles realmente deveriam ajudar e proteger e não fazer esse tipo de agressão.

    ResponderExcluir
  4. Eu moro na capital de São Paulo , é desesperador essas coisas, não é por causa dos 20 centavos , é por causa do direito da população. Eu tenho muita vontade de ir , mais é muito perigoso , fiquei chocada quando vi que um fotografo que estava trabalhando na hora perdeu a visão do olho esquerdo por causa de uma bala de borracha. Um fotografo perder a visão é perder a vida. :'(

    ResponderExcluir
  5. Difícil nossa situação né? Pra mim o Brasil precisava de uma reforma política, é corrupção demais, o problema não é pagar imposto o problema é ver que o dinheiro não se transforma em NADA, os hospitais cada vez piores, o transporte público também, quem consegue pegar metrô em São Paulo todas as manhãs daquele jeito?! É triste, mas se hoje temos alguma lei, é porque nossos antepassados lutaram por isso!

    ResponderExcluir
  6. Você disse tudo! Eu também quero estar nos próximos livros de história, quero saber que eu também fiz a diferença no meu país.

    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Adorei!
    E eu quero estar na manifestação da minha cidade, mesmo sendo uma cidade pequena, e uma manifestação com pouca gente, #querofazerparte!
    Gostei muito daqui!

    beijo, beijo!

    Goiabasays

    ResponderExcluir
  8. Muito legal a atitude de BH, pena que não foi muito comum...

    Eu fui para a manifestação em Aracaju (a primeira, já estamos na 3°), acho que conseguimos muitas coisas e é hora de colher frutos. Não adianta parecer um monte e Rebeldes cheios de causas.

    Desde a semana passada que não apareço na universidade porque não consigo pegar ônibus aqui em Aracaju. Ou eles estão parados, ou eu tenho medo do desfecho das manifestação. Muitos professores cancelaram aula.

    Considero um momento ímpar, mas ainda não sei se concordo com o andar da carruagem... enfim, comentei sobre isso tudo no blog e coloquei seu link lá no final... dps dá uma olhada ;)


    Beijo!
    www.milalices.com.br

    ResponderExcluir